Inflamação muscular

Inflamação muscular

Dor muscular, dor e inflamação ou processo inflamatório são todos os efeitos adversos do uso excessivo do músculo na área afetada. A inflamação é uma reação do organismo a uma lesão ou infecção dos tecidos.

No sistema muscular ocorre microrrupturas nos grupos musculares durante o exercício e acúmulo de ácido láctico, gerando no organismo um processo de defesa que leva a um processo inflamatório.

Como conseqüência, inflamação muscular e dor são mais comuns entre os atletas e aqueles que realizam exercícios extenuantes para perder peso. No entanto, pode acontecer com qualquer pessoa, em qualquer lugar, durante a realização de tarefas rotineiras, incluindo levantar objetos pesados ​​ou participar de esportes sem preparo físico adequado.

Conhecida como miosite em termos médicos, a inflamação muscular  torna os músculos fracos e não conseguem desempenhar os movimentos que lhes são próprios: subir escadas, levantar os braços, ficar de pé, caminhar, levantar de uma cadeira, entre outros.

Tratamento e prevenção

Mamão, brócolis e chá de camomila são indicados como medicamentos naturais no tratamento de inflamação muscular. O mamão e o chá de camomila podem ser usados tanto sobre a pele como via oral.

Compressas de gelo, que é um processo antiinflamatório, pode ajudar a diminuir a inflamação nos músculos.

Alongamento antes e depois dos exercícios, pois estes também ajudam a relaxar a musculatura depois do esforço.

Relaxantes musculares, corticóides, emplastros e analgésicos anti-inflamatórios não esteróides – onde geralmente estão categorizados os medicamenos em creme, gel e spray – são eficazes no tratamento de inflamações musculares. Lembrando que não é conveniente tomar qualquer tipo de droga por mais de 10 dias seguidos, a não ser que seja indicado pelo seu médico.

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.

Curiosidades

Segundo especialistas, o processo de hipertrofia, ou seja, o de ganho de massa muscular, ocorre na recuperação as microlesões da fibra muscular que são preenchidas com material muscular.

Portanto, quando você vai na academia para ganhar músculos, você paga para rasgar seu tecido muscular em microfissuras. Aquela dor que você sente após a academia é um processo inflamatório.

O termo inglês ‘No Pain, No Gain’, que significa ‘Sem dor, sem ganho’ é verdadeiro já que você precisa se machucar, sentir dor, esperar o organismo tratar as lesões para ganhar a massa muscular, tornando o descanso a parte fundamental do processo de ganho de massa magra. Exagerar no exercício sem descanso, causa o efeito contrário, pois não dá tempo para o organismo recuperar.

“Causar inflamação local é, então, interessante para a hipertrofia muscular? Sim!”

Se você quer ganhar massa muscular, mas toma medicamentos anti inflamatórios e analgésicos após o treino, você está inibindo o processo de ganho de massa.

Fontes

http://drauziovarella.com.br/letras/d/distensao-muscular/
http://www.portaleducacao.com.br/educacao/artigos/9226/inflamacao-muscular
http://www.infoescola.com/doencas/miosite/

Medicamentos usados para tratar dores musculares


http://www.abc.med.br/p/sinais.-sintomas-e-doencas/336209/miosite+causas+sintomas+diagnostico+e+tratamento+o+que+devo+saber+sobre+ela.htm
http://maisequilibrio.com.br/fitness/voce-sente-dor-depois-dos-exercicios-3-1-2-384.html
http://saude-info.info/inflamacao-muscular.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Inflama%C3%A7%C3%A3o
http://saude.umcomo.com.br/articulo/os-melhores-anti-inflamatorios-musculares-naturais-2406.html
http://www.ehow.com.br/aliviar-inflamacao-muscular-nas-pernas-como_9589/

COMO OCORRE O GANHO DE MASSA MUSCULAR: VISÃO GERAL


http://arthuraleciopersonal.wordpress.com/2012/04/09/ganho-de-massa-muscular-como-funciona/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.