Incitação de violência no esporte e a falta de moral no mundo.

Incitação de violência no esporte e a falta de moral no mundo.

Quando jogador de futebol incita violência, mandando a torcida adversária ficar calada eles devem ser punidos com cartão amarelo.

Claro que a arbitragem e os órgãos reguladores são muito arbitrários. Tem desde o caso do Cristian do Corinthians que comemorou o gol mostrando o dedo do meio e não aconteceu nada com ele até o caso do Neymar que comemorou o gol vestindo uma máscara com o próprio rosto estampado e foi advertido. São apenas dois casos mais recentes entre infinitos outros.

Mas na verdade o que quero falar é sobre a imprensa. E quando eles incitam violência? Não acontece nada?

É assustador como a mídia impressa tem esse poder. Vejam a comparação abaixo de dois dos maiores portais de esporte da internet brasileira:

Enquanto UOL publica Roger diz que o líder Corinthians ‘não tem nada de mais’ em campo, o Globoesporte publica ‘O Corinthians é uma equipe forte, mas não tem nada de mais’, diz Roger.

São a mesma matéria sobre a mesma declaração, mas uma frase oculta pode deixar a chamada mais polêmica ou não. Vejam essa então sobre o Palmeiras:

No UOL Felipão desafia a organizada: ‘eu não tenho medo’, e no Globoesporte: Felipão encara os críticos do time: ‘Não tenho medo. Pode vir’.

Quando todos sabemos que as organizadas são compostas por bandidos, quando sabemos que eles conseguem acessar facilmente o ambiente de trabalho dos profissionais do clube, o correto é não criar polêmica. É que vale muto ter altas taxas de cliques no sites.

E o que fazer para evitar dar essa chance para o azar? Não precisa de censura. Apenas bom senso.

Falando em censura, depois de ter umas 2 ou 3 vezes o blog retirado do ar, o Blog do Paulinho, teve a façanha de sofrer bloqueio agora através do servidores de acesso. Uma ação judicial está obrigando aos provedores a negarem acesso ao blog. Algo como a China faz. Até então só quem acessa a internet pela NET, que é da Globo, não consegue visualizar o site. Felizmente há táticas para acessarmos o blog: http://anonymouse.org/cgi-bin/anon-www.cgi/http://www.blogdopaulinho.net. Se você não conhece o blog, é de um repórter que expõe um ponto de vista muito interessante sobre o mundo do futebol.

Voltando ao caso do nível da editoração dos nossos portais brasileiros, mais uma vez culpo a moral. Não importa quantas leis existam e forem criadas enquanto não haver moral na humanidade. Aqui no Brasil, tudo se faz por dinheiro. Não culpo isso, mas isso é feito de forma errada. Acho o capitalismo o melhor sistema que existe. Ele que te permite comprar a guitarra dos seus sonhos, o videogame dos seus sonhos e a casa dos seus sonhos e permite que esses produtos existam. Com a falta de moral, nem a mais igualitária do sistema sociais funcionaram. Quem dirá então o anarquismo.

Quando discutíamos sobre ética e moral da escola e na faculdade, achava uma baboseira. Hoje vejo a falta de moral como o problema principal e insolúvel da humanidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.