Cores e formas para um bom projeto de Branding

Cores e formas para um bom projeto de Branding

Branding, para ser breve como o Rei Pepino, é entre outras coisas o projeto e o trabalho que reforça a identidade de uma empresa, um serviço ou um produto. Além da marca, conhecido também como logomarca/ logotipo, podemos marcar o cliente através de uma quase infinidade de elementos como sons, texturas, aromas, imagens, atendimento e padronizações, como por exemplo só usar fotografias preto e branco em seus anúncios. Para saber mais, favor pesquisar.

Pensava eu, um belo dia, que as camisas de futebol são mais identificadas pela marca do fabricante e do patrocinador do que pela identidade visual do clube ou seleção.

Citemos a camisa do Real Madrid para exemplificar. Ela é uma camisa branca com o escudo do clube, as listras da Adidas nos ombros e mangas e a marca da Bwin. O que isso quer dizer? Que sem o escudo do clube, a camisa poderia ser de qualquer outro time.

Para analisar melhor o caso, peguei algumas camisas de clubes do mundo, senão do universo e removi toscamente as marcas dos patrocinadores, fabricantes e escudos dos clubes.

Veja quais das camisas a seguir você consegue identificar:

São elas, não necessariamente nessa ordem: Barcelona, Brasil, Fiorentina, Fluminense, Grêmio Prudente, Manchester United, Real Madrid, Roma e Santo André. Todas versão 2010-11.

Infelizmente ainda não pude fazer pesquisa com um grande número de voluntários, mas se você é um bom conhecedor de futebol, mesmo que apenas no videogame, você deve ter identificado facilmente as camisas do Barcelona, Brasil, Fiorentina, Fluminense e Roma.

Análise das imagens

Quais são as importantes conclusões que chegamos analisando essas imagens:

1) Não é só o poder publicitário que é o suficiente para marcar. As camisas do Santo André e Grêmio Prudente são muito difíceis de serem identificadas não porque são clubes de menor expressão e com pouco poder financeiro. Se fosse por isso as camisas do Real Madrid e do Manchester United, que são dois dos três maiores clubes do mundo em riqueza segundo pesquisa recente, seriam fáceis de serem identificadas.

2) A partir da conclusão 1, deduzimos que o facilita a identificação são as combinações de cores.

3) A conclusão 2 gera exceções. A camisa do Fiorentina que é toda roxa. Ela é marcante porque sai dos padrões do mercado. Outro exemplo seria a camisa do Palermo que é marcante por ser rosa claro. Em outros produtos, o Vanish é fácil de ver na prateleira do super mercado por ser rosa choque. O Vanish faz um trabalho de branding tão bom que eles usam a própria referência da cor no seu slogan: “Confie no rosa”.

4) As camisas do Barcelona e Fluminense que possuem três cores são as mais fáceis de identificar. A camisa do Grêmio-RS e do São Paulo provavelmente seriam muito fáceis de se identificar também.

Considerações

Claro que não podemos usar essa pesquisa como única referência para tirar conclusões.Algumas das coisas que devemos considerar nesse estudo é:

– Não estou dizendo que todas as camisas de futebol não tem identidade. O short também faz parte do uniforme, portanto ele auxilia na composição de cores na hora de identificar um clube.

– Existem muitos e muitos e muitos clubes de futebol no mundo. É muito fácil encontrar camisas iguais as outras, mesmo usando mais de uma cor, como por exemplo Milan com Atlético Paranaense, Juventus com Atlético Mineiro. Ainda assim, as camisas de futebol nos mostra como ainda é possível arrumar combinações interessantes como: o roxo do Fiorentina, o rosa claro do Palermo, o vermelho e laranja do Roma ou o azul e preto do Inter de Milão.

– Existem clubes pequenos que são fundados por torcedores de clubes grandes e acabam por copiar totalmente a identidade do clube homenageado como o Atlético Goianense fez com o São Paulo FC. Isso não existe legalmente com produtos concorrentes.

– Não estou dizendo que apenas os clubes italianos sabem desenvolver uniformes. Nem estou dizendo aqui que todos os Atléticos tem identidade similar a de outros clubes. É apenas uma coincidência.

– Outra coisa que diferencia as camisetas de futebol do restante do mercado é que as camisas se tornaram um meio de divulgação dos patrocinadores. Então não estou dizendo que os clubes falham em desenvolver identidades nas camisetas. Vai depender do objetivo do clube. O Real Madrid consegue dar destaque quase que total para o fabricante e o patrocinador, é muito provável que essa seja a intenção do clube. Mas vimos que alguns projetos conseguem unir tudo.

Conclusão

O que você pode tirar de útil daqui, você que se interessa por branding:

– Pense em usar uma cor que ninguém no mercado pensou em usar. Atenção: Não esqueça da semântica. Se todos as embalagens de molho de tomate são vermelho e verde, quer dizer que é muito possível que se alguém fizer uma embalagem preta e azul, ninguém vai querer comprar.

– Pense em usar duas cores ou mais para sua marca. Atenção 1: Lembre-se que quanto mais cores, mais caros são os processos produtivos, principalmente no Brasil. Atenção 2: Lembre-se que se todo mundo usar as sete cores do arco íris em seus projetos de branding, essas marcas não vão se diferenciar umas das outras. Atenção 3: Uma marca com apenas uma cor pode ser o diferencial entre todas as outras marcas do segmento que usam duas cores ou mais.

– As formas ajudam a diferenciar quando as cores são iguais às do concorrente.

– Independente das cores e formas que seu projeto acabou chegando, o importante é manter a identidade. Nada de ficar trocando a identidade a cada 6 meses. Se não a marca deixa de ser marcante. Para impedir a coceirinha de querer mudar alguma coisa é preciso ter um projeto bem conceituado e bem testado. Nada de marca desenvolvida em 2 dias.

– E por fim, uma consideração muito importante é que essas dicas podem ser quebradas. Nada como bom senso e muita pesquisa de mercado para quebrar e/ou renovar os paradigmas.

PS: Você pode ter gostado ou não da nova camisa da seleção Brasileira de futebol. Mas você não pode negar que quem projetou o modelo a fez única e inconfundível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.