Aplicativos web tipográficos maneiros

Aplicativos web tipográficos maneiros

Vetorizar uma marca, também conhecida popularmente como logomarca, logotipo ou somente logo, é um saco.

Existem programas que automatizam essa tarefa, mas nem sempre são eficientes.

O mais difícil é vetorizar os tipos, conhecido popularmente como fonte, letra ou escritinho. A parte figurativa da marca normalmente é fácil.

Existem programas que automatizam essa tarefa, mas nem sempre são eficientes.

Existem ocasiões que não  tem jeito, tem que ser vetorizada a marca manualmente.  O ideal é identificar a tipografia, adquirir o arquivo e assim não ter que levar horas vetorizando uma marca sem adquirir um resultado ótimo.

Seguem dois links para ótimos sites que ajudam na identificação de tipos.

São conhecidos sites do setor, mas sempre tem alguém novinho que desconehce.

Whatthefont

http://new.myfonts.com/WhatTheFont/

No Whatthefont do site myfonts o processo é simples. Carregue uma imagem do seu computador ou de um link com as letras das sua marca bem definidas. Confirme as letras identificadas pelo aplicativo. O site automaticamente busca no seu banco de dados a tipografia utilizada. As vezes é necessário remover elementos gráficos da marca num programa de edição gráfica para o sistema identificar melhor cada letra.

Identifont

http://www.identifont.com/identify.html

Necessite inglês intermediário. Na opção “Fonts by appearance” você digita as letras que você tem disponível e vai respondendo uma série de perguntas. O aplicativo vai eliminado possibilidades até chegar a tipografia desejada.

Claro que nem um é 100% eficaz. Normalmente quando um dos sites não retornam o resultado ideal, o outro consegue.

Existem dezenas de outros site similares, esses dois normalmente são o suficiente para mim, se conhece algum outro, podem sugerir.

Não podemos esquecer que existem outras dezenas de site com um banco de marcas já em vetor. O mais famoso deles é o http://www.brandsoftheworld.com/. Pesquise pelo nome, leia os termos de uso e baixe o arquivo em eps. Lembrando que será muito raro encontrar empresas nacionais de pequeno e médio porte no site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.