Agora sim a Terra é azul

Agora sim a Terra é azul

display5.jpg

Pois é, a “guerra” entre os formatos de alta definição que irão substituir o atual DVD está com os dias contados.

A batalha é entre o HD-DVD (defendido pelo consórcio que une empresas como Toshiba, NEC, Sanyo, Microsoft, HP e Intel tendo apoio em Hollywood exclusivo da Universal Studios) e o BLU-RAY (por pesos comoo Apple, Dell, LG Electronics,Panasonic, Pioneer, Philips Electronics, Samsung, Sharp, Sony e em Hollywood pela Twentieth Century Fox e Walt Disney Pictures).

Obviamente que o mercado não aguentaria uma luta desse porte, e nem as próprias empresas manteríam-se sustentáveis por muito tempo.

O BLU-RAY deu seu maior passo rumo a vitória, quando no começo deste ano a Warner Bross, que estava em cima do muro até o momento, a exclusividade em lançamentos para o “RAIO-AZUL”. Com a decisão da Warner, a maioria esmagadora de lançamentos são ou exclusividade BLU-RAY ou saem tanto para HD-DVD como para BLU-RAY, sendo influenciado diretamente nas vendas, como mostra o gráfico abaixo do número de vendas de discos publicado pela www.engadgethd.com

nielsen012708.jpg

E entre os 10 mais vendidos, adivinha quantos são BLU-RAY?

nielsen_list_012708.jpg

Mas o que isso tem haver com nós? Apesar de nosso mercado consumirdor ser grande, não representa e não influencia em absolutamente NADA as tendências tecnológicas, até porque nada cria nesse sentido, mas o que for decidido lá fora, e o que você estará usando na sua casa, no seu PC, dentro de 2 ou 3 anos, isso mesmo, o DVD já iniciou o processo de morte.

Por que o BLU-RAY saiu vitorioso? Bem primeiramente vale resslatar que entre as duas tecnologias de fato ele era o mais avançado tecnlogicamente, com capacidade de armazenamento maior, resultando em som e imagens superiores, ao menos na teoria, porém dois pontos foram crucias.

1 – O lobby da casa de bilhões de dólares promovido pelos defensores do formato azul

2 – A dificuldade num primeiro momento de pirataria dos discos, visto o alto grau de proteção, o elevado custo das mídias virgens e gravadores, tornando esse formato o preferido dos estúdios e locadoras. Obviamente essas proteções serão quebradas e os custos diminuirão, mas enquanto for proroogado isso, maiior serão os lucros.

E na prática o que muda? Ora, TUDO.

Veja a comparação das tecnologias:

comparativo.jpg

Ou seja, há uma melhora ABSURDA em relação à imagem, som e interatividade de cenas e menus, DESDE QUE você possua uma televisão que suporte as resolução em alta definição – Hight Definition – HD, ou nada disso fará qualquer diferença, e num mercado consumidor aonde ainda vemos no mercado o vendedor empurrando tv’s tela oval de 29″ acrescentando que possuem “entrada para video-game” a preços absurdos, ouviremos frases do tipo: Não vi diferença nenhuma, é a mesma coisa.

Maldita seja a ignorância.

2 thoughts on “Agora sim a Terra é azul

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.